quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sem esquecer da Fluorose dentária!!




Fluorose dentária são manchas,em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica.Acomete crianças de 0 a 12 anos.
Varia de nível,de acordo com o índice de Dean:
1.Questionável
2.Muito Leve
3.leve (com algum comprometimento estético)
4.Moderada (com grande comprometimento estético)
5.Severa (com comprometimento estético e funcional, problemas ósseos, fraturas, problemas renais e de aprendizagem em crianças).
A fluorose costuma ser o primeiro sinal da intoxicação por excesso de Fluoretos. É muito comum em regiões onde a água é fluoretada, chegando até a 90%, ou onde o nível de fluoreto natural é bastante alto. Costuma ser um problema de saúde pública quando alcança os níveis de comprometimento estético de parcela da população. Causa embarassamento em escolares e pode comprometer o relacionamento social e afetivo de crianças e adolescentes.
Devido a fluorose muitos cientistas e prêmios Nobéis acabaram tornando-se contrários a fluoretação da água, pois crêem ser o primeiro sinal de que até 70% das crianças de algumas regiões, estão sendo intoxicadas.
Seja como for, a eficácia da fluoretação varia de conformidade com o nível de Higiene Oral da população, pode chegar a 60% onde as pessoas têm maus hábitos alimentares e de higiene e a irrisórios 5% em algumas regiões européias onde se tem adequados cuidados com a saúde oral. Num sentido mais amplo, o flúor dos cremes dentais mais o flúor dos alimentos pode reduzir em até 90% a incidência de cáries.
Para se minimizar o problema da fluorose, pode-se revisar os níveis de flúor colocados na água, fiscalizar a indústria para que respeite o a quantidade máxima permitida em alimentos processados com água fluoretada, fluoretar o sal doméstico como opção mais segura, evitando assim a reinserção da substância, ou diluir parte da água fluoretada em água com baixo nível de fluoreto. Ainda é preferível que crianças menores de 7 anos não usem dentifrício fluoretado, ou usem apenas em quantidade semelhante a um grão de arroz.

Um comentário:

  1. brunão, deixe eu te dar um toque (ui!). Vc tem q definir quem é o publico q vc quer q visite seu blog.
    Os textos se nao me engano sao copiados/colados. Eu como profissional to achando massante o assunto, o q dirá o paciente. Os temas sao legais, mas este n lê isso dai nem q uma porra. Portanto, refaça os textos com suas palavras, pra quem ler identificar o autor do texto, fale como se estivesse falando direto pra ele, se n fica chato, entende? trem uns blogs de dentistas legais n net de uma olhada. http://www.netdentista.com e http://www.bloglog.globo.com/fabiobibancos.
    abrçs

    lucas hansen

    ResponderExcluir

Ultimos Comentarios

Sala de Bate Papo (Higiene Bucal)

http://www.meebo.com/rooms