sábado, 25 de julho de 2009

O que fazer primeiro: Clareamento ou microabrasão?


Ao me confrontar com uma situação de mancha branca, fiquei na dúvida sobre o que fazer primeiro se realizo clareamento e depois a microabrasão ou o contrário deveria ser feito? Após uma rápida pesquisa descobri que existe um pequeno impasse tendendo para a realização da microabrasão primeiramente realizada e depois o clareamento.
Essa resposta foi um dos resultados encontrados no google:
"O clareamento pode até acentuar as manchas de fluorose; portanto realmente a microabrasão pode ser necessária para um melhor resultado. Trata-se de um método químico-mecânico (um produto abrasivo em forma de pasta é colocada na superfície de fora dos dentes e uma abrasão por borracha, por exemplo, é feita). Nesses casos, há uma perda muito pequena de estrutura do esmalte. E o clareamento deve ser realizado após a microabrasão."
Mesmo assim se alguém tiver alguma posição contrária, pode comentar!!!

4 comentários:

  1. conheço alguns profissionais que preferem fazer o clareamento antes, argumentando o seguinte, qual a cor da mancha branca? e qual o objetivo do clareamento? ou seja... do branco nao passa, e esconde mesmo, claro que vai depnder do diagnostico se a mancha eh superficial ou profunda, pois se profunda tem q fazer desgaste da face de esmalte e recobrir com resina. abrção meu velho.

    ResponderExcluir
  2. O ideal é fazer a microabrasão primeiro, sendo que esta 'desgasta'superficialmente o esmalte, onde pode ser que fique um pouco amarelado, devido a dentina. Sendo assim, faz-se a microabrasão e depois o clareamento, para igualar as cores.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Felipe e Lucas Pela COLABORAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite!
    Realizei um caso semana passada, com clareamento de consultório, associado à um clareamento caseiro e posteriormente a microabrasão de uma mancha hipoplásica... As manchas eram de cor "amarelada", na superfície incisal do elemento 41 e a outra, mais profunda, devido a uma fratura na incisal do elemento 42. Realizei primeiramente o clareamento, devido a fratura do 42 associado a mancha hipoplásica, não foi realizado a microabrasão por não ser indicado, onde foi posteriormente restaurado com Resina Composta.. Realizei então, o clareamento primeiramente para não ser preciso ser refeita a restauração do elemento 42. E após um clareamento de consultório com Peróxido de Hidrogênio 35% em duas sessões( Opaescence Boost ), associado a um clareamento caseiro com peróxido de Carbamida 16%, 1 hora por dia, durante duas semanas, obteve-se um resultado bem satisfátório. E posteriormente, foi restaurado o elemento 42 com R.C. A1, associado ao EN. Que obteve a cor de ambos os dentes iguais! Para correta harmonia, foram restaurados também, os elementos 31 e 21 que possuiam irregularidades na incisal. O paciente ficou muito feliz com o resultado final, o que nos proporciona uma enorme satisfação!

    Obrigada
    Att. Dra. T.V.S.R

    ResponderExcluir

Ultimos Comentarios

Sala de Bate Papo (Higiene Bucal)

http://www.meebo.com/rooms