terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ACIDENTE COM PERFURO CORTANTE! O QUE FAZER?






1. Mantenha a calma. Você tem cerca de duas horas para agir. Segundo o Ministérioda Saúde (BRASIL 1996), as quimioprofilaxias contra HBV e HIVdevem ser iniciadas até duas horas após o acidente. Em casos extremos,pode ser realizada até 24 a 36 horas depois. Após esse período de tempo,sua eficácia para o HIV é discutível. Nos acidentes de alto risco para HBV,a quimioprofilaxia pode ser iniciada até uma a duas semanas depois. Orisco de transmissão ocupacional do HIV para o trabalhador de saúdeapós exposição percutânea é estimada em 0,3% e após exposição mucocutâneaem 0,09%. Para a hepatite B, o risco para o profissional dependeda situação do paciente fonte. (CDC/EUA, 2001b).


2. Lave exaustivamente com água e sabão o ferimento ou a pele exposta aosangue ou líquido orgânico. Lave as mucosas com soro fisiológico ou águaem abundância; não provoque maior sangramento do local ferido e nãoaumente a área lesada, a fim de minimizar a exposição ao material infectante.O uso de anti-sépticos tópicos do tipo PVPI ou álcool 70% pode seradotado. Não é recomendada a utilização de agentes cáusticos ou injeçãode anti-sépticos.


3. Dirija-se imediatamente ao Centro de Referência no atendimento de acidentesocupacionais com material biológico de sua região. Nesse local,deverá ser comunicado o fato ao Técnico de Segurança do Trabalho, preenchidoo inquérito de notificação e emitida a Comunicação de Acidentede Trabalho – CAT. O ideal é que o acidentado e as condições do acidentesejam avaliados por uma equipe multiprofissional.Obs.: Caso o profissional trabalhe em um estabelecimento hospitalar, este deve dirigir-se ao Serviçode Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O atendimento é considerado uma urgência devido aopouco tempo disponível para se iniciar a profilaxia com os medicamentos antiretrovirais (2 horasapós o acidente).


4. Obtenha do paciente-fonte uma anamnese recente e detalhada sobre seushábitos de vida, história de hemotransfusão, uso de drogas, vida sexual,uso de preservativos, passado em presídios ou manicômios, história dehepatite e DSTs e sorologias anteriores, para analisar a possibilidade desituá-lo numa possível janela imunológica.


5. Leve sua carteira de vacinação ou informe sobre seu estado vacinal e dadosrecentes de sua saúde, sorologias anteriores, etc.


6. Deverá ser solicitada pelo médico a coleta de amostras de sangue seu edo paciente-fonte, em tubos de ensaio, sem anticoagulante, devidamenteidentificados, que serão encaminhados imediatamente ao laboratório dereferência para serem centrifugados.Obs.: O paciente-fonte pode recusar-se a se submeter à realização da sorologia para HIV. Caso issoocorra, deve-se considerar o paciente como sendo soropositivo e com alto título viral.


7. Caso o quadro caracterize situação de risco, as quimioprofilaxias contra oHBV e o HIV serão iniciados.


8. O médico, se necessário, fará a solicitação para o paciente-fonte do anti-HIV (Elisa convencional, teste rápido), Anti-HCV e HbsAg (quando o pro-fissional não foi imunizado para hepatite B).


9. Repetir-se-ão as sorologias seis semanas, três meses, seis meses e um anoapós o acidente ou a critério do médico.


10. O profissional acidentado, em uso de quimioprofilaxia antiretroviral,deverá retornar à consulta médica semanalmente, ou conforme protocolodo serviço, para acompanhamento clínico dos sinais de intolerância medicamentosa.


11. Se durante o acompanhamento ocorrer novo acidente com o funcionário,ele deverá submeter-se ao protocolo novamente sendo, desconsideradotodos os procedimentos já realizados.


12. Nos casos em que ocorrer a soroconversão para HIV ou hepatite o funcionárioserá encaminhado ao médico do trabalho para as orientações legaise a um centro de referência para o acompanhamento e tratamentonecessário.LEMBRE-SE ESTE É SOMENTE UM RESUMO, MAIS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS NO SITE DA ANVISA E NO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES DE SUA CIDADE.


ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES PERFURO-CORTANTE


1. Ao transferir instrumentos, evitar que estejam apontados para alguém.

2. Apontar os instrumentos para a direção contrária a que você está.

3. Evitar pegar instrumentos cortantes com as mãos, usar pinças, alicates ou porta-agulhas.

4. Evitar que agulhas fiquem fora dos limites da bandeja.

5. Manter as brocas inseridas nas peças de mão voltadas para o solo, evitando arranhões.

6. Não reencapar as agulhas com as mãos, se fizer isso use uma pinça ou alicate para a preensão da tampa, evitando que a agulha fique apontada para o dedo.

7. Descartar imediatamente agulhas e instrumentos afiados

Um comentário:

  1. qual a possibilidade de contrair a doença, quias os primeiros sintomas

    ResponderExcluir

Ultimos Comentarios

Sala de Bate Papo (Higiene Bucal)

http://www.meebo.com/rooms