quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A FACADA VAI SER A MESMA EM 2010!





CROBA apóia 0 % de reajuste para anuidade de 2010



A reunião conjunta entre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia realizada no último dia 26 de novembro, em Brasília, decidiram com apenas um (01) voto contrário, pela manutenção da anuidade para 2010 com os mesmos valores cobrados em 2009. O último ano que tal fato aconteceu foi em 2001.


Eu fico é com medo do reajuste de 2011!!!

Se preparem!!!

FIQUE DE OLHO!!!








DENTAIS DE SALVADOR ESTÃO VENDENDO PRODUTOS VENCIDOS!!!





Algumas das dentais(lojas de materiais odontológicos) aqui de Salvador, estão vendendo material odontológico vencido! Na maioria das vezes isso acontece quando eles fazem entrega no consultório...! Certa vez comprei umas resinas na dental e quando chegou, eu fui conferir, olhei rapidamente e não vi nada de mais. Na hora que fui guardar , pude observar que duas das resinas estavam vencidas!

Pode ter sido um equivoco, mas nada impede de nos prevenirmos contra esses equívocos!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CADÊ O DENTISTA DE LUCIANA???




Luciana é a atriz Aline Moraes na novela das oito da globo, depois que ela ficou tetraplégica , vários profissionais de saúde foram visitar a moça, fisioterapeuta, médico, enfermeira...até uma maquiadora disfarçada de médica!!! Mas CADÊ o DENTISTA , se fala tanto na equipe multiprofissional e o dentista foi para o LIMBO....!


TOMARA QUE TENHA PERIODONTITE!!!! HEHEHE!!!
PS:. Não sou noveleiro!

QUEM REGULAMENTA OS PLANOS DE ODONTOLÓGICOS? E QUEM OS FISCALIZA?






Bom, iniciei uma pesquisa baseada nos questionamentos e indagações da minha amiga e colega Drª Karla Cury. Quem regulamenta esses planos odontológicos? E Quem os fiscaliza? Descobri que eles são regulamentados pela lei n° 9656/98, que regulamenta os planos privados de assistência à saúde. Planos que praticam preços que conseguem ser mais baratos que os valores do papel higiênico, fazendo a duvida pairar no ar! Que odontologia é essa aplicada por esses planos? Alem do gestor do plano quem consegue viver, trabalhando com eles?
Pois no site do MEDCENTER.COM na parte de odontologia, tem um artigo no qual algumas organizações de São Paulo condenam os planos odontológicos e as praticas de preço, que chegam quase a preço zero, eles escrevem que essa prática é vedada pelo Código de Ética Odontológica, além de constituir violação da lei contra abusos da ordem econômica e das relações de consumo, uma vez que se reveste de atos anticoncorrenciais e de propaganda enganosa, transgredindo, também, as normas legais próprias, baixadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão federal que normatiza, controla e fiscaliza os planos de saúde, que obriga que tais planos tenham um prévio registro naquela autarquia, com expressa indicação do preço a ser praticado, sendo proibidas a oferta e a contratação de planos de saúde, inclusive odontológicos, com preços abaixo do seu custo assistencial, constante da respectiva nota técnica atuarial.
Além disso, fere a norma ética da odontologia e a própria valorização dos serviços odontológicos, tão carentes neste país, prejudicando, assim, em última análise, o próprio paciente, cujo bom atendimento de sua saúde oral deve ser o objetivo a ser atingido por todos aqueles que militam na área.

ACIDENTE COM PERFURO CORTANTE! O QUE FAZER?






1. Mantenha a calma. Você tem cerca de duas horas para agir. Segundo o Ministérioda Saúde (BRASIL 1996), as quimioprofilaxias contra HBV e HIVdevem ser iniciadas até duas horas após o acidente. Em casos extremos,pode ser realizada até 24 a 36 horas depois. Após esse período de tempo,sua eficácia para o HIV é discutível. Nos acidentes de alto risco para HBV,a quimioprofilaxia pode ser iniciada até uma a duas semanas depois. Orisco de transmissão ocupacional do HIV para o trabalhador de saúdeapós exposição percutânea é estimada em 0,3% e após exposição mucocutâneaem 0,09%. Para a hepatite B, o risco para o profissional dependeda situação do paciente fonte. (CDC/EUA, 2001b).


2. Lave exaustivamente com água e sabão o ferimento ou a pele exposta aosangue ou líquido orgânico. Lave as mucosas com soro fisiológico ou águaem abundância; não provoque maior sangramento do local ferido e nãoaumente a área lesada, a fim de minimizar a exposição ao material infectante.O uso de anti-sépticos tópicos do tipo PVPI ou álcool 70% pode seradotado. Não é recomendada a utilização de agentes cáusticos ou injeçãode anti-sépticos.


3. Dirija-se imediatamente ao Centro de Referência no atendimento de acidentesocupacionais com material biológico de sua região. Nesse local,deverá ser comunicado o fato ao Técnico de Segurança do Trabalho, preenchidoo inquérito de notificação e emitida a Comunicação de Acidentede Trabalho – CAT. O ideal é que o acidentado e as condições do acidentesejam avaliados por uma equipe multiprofissional.Obs.: Caso o profissional trabalhe em um estabelecimento hospitalar, este deve dirigir-se ao Serviçode Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O atendimento é considerado uma urgência devido aopouco tempo disponível para se iniciar a profilaxia com os medicamentos antiretrovirais (2 horasapós o acidente).


4. Obtenha do paciente-fonte uma anamnese recente e detalhada sobre seushábitos de vida, história de hemotransfusão, uso de drogas, vida sexual,uso de preservativos, passado em presídios ou manicômios, história dehepatite e DSTs e sorologias anteriores, para analisar a possibilidade desituá-lo numa possível janela imunológica.


5. Leve sua carteira de vacinação ou informe sobre seu estado vacinal e dadosrecentes de sua saúde, sorologias anteriores, etc.


6. Deverá ser solicitada pelo médico a coleta de amostras de sangue seu edo paciente-fonte, em tubos de ensaio, sem anticoagulante, devidamenteidentificados, que serão encaminhados imediatamente ao laboratório dereferência para serem centrifugados.Obs.: O paciente-fonte pode recusar-se a se submeter à realização da sorologia para HIV. Caso issoocorra, deve-se considerar o paciente como sendo soropositivo e com alto título viral.


7. Caso o quadro caracterize situação de risco, as quimioprofilaxias contra oHBV e o HIV serão iniciados.


8. O médico, se necessário, fará a solicitação para o paciente-fonte do anti-HIV (Elisa convencional, teste rápido), Anti-HCV e HbsAg (quando o pro-fissional não foi imunizado para hepatite B).


9. Repetir-se-ão as sorologias seis semanas, três meses, seis meses e um anoapós o acidente ou a critério do médico.


10. O profissional acidentado, em uso de quimioprofilaxia antiretroviral,deverá retornar à consulta médica semanalmente, ou conforme protocolodo serviço, para acompanhamento clínico dos sinais de intolerância medicamentosa.


11. Se durante o acompanhamento ocorrer novo acidente com o funcionário,ele deverá submeter-se ao protocolo novamente sendo, desconsideradotodos os procedimentos já realizados.


12. Nos casos em que ocorrer a soroconversão para HIV ou hepatite o funcionárioserá encaminhado ao médico do trabalho para as orientações legaise a um centro de referência para o acompanhamento e tratamentonecessário.LEMBRE-SE ESTE É SOMENTE UM RESUMO, MAIS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS NO SITE DA ANVISA E NO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES DE SUA CIDADE.


ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES PERFURO-CORTANTE


1. Ao transferir instrumentos, evitar que estejam apontados para alguém.

2. Apontar os instrumentos para a direção contrária a que você está.

3. Evitar pegar instrumentos cortantes com as mãos, usar pinças, alicates ou porta-agulhas.

4. Evitar que agulhas fiquem fora dos limites da bandeja.

5. Manter as brocas inseridas nas peças de mão voltadas para o solo, evitando arranhões.

6. Não reencapar as agulhas com as mãos, se fizer isso use uma pinça ou alicate para a preensão da tampa, evitando que a agulha fique apontada para o dedo.

7. Descartar imediatamente agulhas e instrumentos afiados

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ultimos Comentarios

Sala de Bate Papo (Higiene Bucal)

http://www.meebo.com/rooms