quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CULTURA INÚTIL!!!


BEM INÚTIL MESMO!!!
O nosso querido Conselho Federal de Odontologia - CFO traz em seu site www.cfo.org.br a seguinte enquete:"Você acha que o personagem do humorístico Toma Lá Dá Cá (TV Globo) que é cirurgião-dentista prejudica a imagem dos profissionais de Odontologia?". Mas que valor tem isso???? O Conselho deveria se preocupar mais com o que os planos odontológicos fazem com a imagem dos profissionais de Odontologia. Estes sim, prejudicam, em muito, o exercício da boa Odontologia. Acho que os representantes da nossa classe são os verdadeiros humoristas. Ou seriam eles os Diretores dos programas de humor e nós, seus personagens engraçados?

Alergia a Prótese Total o que fazer?


O CASO FOI ALERGIA AO MONÔMERO RESIDUAL (METIL METACRILATO)!

A dúvida apareceu no posto de Saúde onde eu trabalhava, uma paciente apareceu relatando o que mais parecia alergia ao monômero residual das resinas convencionais. Ao pesquisar e estudar cheguei a duas opções : 1. Implantes ou 2. Resina flexível termoplástica. Uma triste constatação por acreditar, que essas opções relatadas não são de fácil acesso a paciente. Se alguém souber de algo de custo baixo comente .

Agradeço ao grande amigo Dr.João Paulo, que muito me ensinou!


O texto está em
http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=617

Câncer Bucal


Resumo sobre câncer bucal no Brasil!

O problema do câncer bucal no Brasil é de se preocupar, estando entre os dez cânceres mais freqüentes na população. As taxas de incidência e de mortalidade ocasionadas por este tipo de câncer encontram-se entre as mais elevadas do mundo.
A detecção precoce dos tumores de boca é possível com o exame cuidadoso e rotineiro da cavidade oral, uma vez que não há dificuldades de acesso, mas é feita geralmente nas fases mais avançadas de evolução da doença. Do ponto de vista histológico, cerca de 90% dos tumores de boca são os carcinomas epidermóides, também chamados de espinocelulares. Os dois fatores de risco mais importantes são o tabaco e o álcool, nas diversas formas em que podem ser consumidos. Tanto a população, quanto os profissionais de saúde não estão devidamente atentos para o problema, o que determina um atraso considerável no estabelecimento do diagnóstico e o início do tratamento.De acordo com a revisão de literatura, a maioria dos estudos mostra que essa doença acomete indivíduos após a quinta década de vida, preferencialmente de raça branca e gênero masculino. Em relação a potenciais fatores de risco, o tabagismo e o consumo de álcool parecem estar presentes na maioria dos pacientes com este desfecho. O local predominante onde foi observada esta lesão foi na língua. A terapêutica mais empregada foi cirurgia associada à radioterapia. Os dados indicam a necessidade de tornar-se mais eficiente o diagnóstico precoce do câncer bucal, sendo os profissionais mais freqüentemente envolvidos nesse diagnóstico os cirurgiões – dentistas, os médicos em geral, e em especial os otorrinolaringologistas.

Algumas dúvidas que eu e Dr. Mateus tivemos ... acredito que explanou!!!

Tem um informativo também:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/cancer_boca.pdf

Ultimos Comentarios

Sala de Bate Papo (Higiene Bucal)

http://www.meebo.com/rooms